Hoje acordei e lembrei de uma passagem da Bíblia que eu li a algum tempo e resolvi postar algumas considerações a respeito. Espero que você aproveite de alguma forma.
A mensagem fala sobre a lei para o povo de Israel à respeito do mofo das casas. Essas leis deveriam ser obedecidas depois que o povo entrasse em Canaã.
O texto fala assim: "Quando Deus fizer aparecer mofo na casa de alguém o dono irá falar com o sacerdote e dirá que descobriu mofo em sua casa. Antes de ir examiná-la, o sacerdote mandará que tirem tudo da casa; se não, tudo o que estiver lá dentro será considerado impuro. Depois o sacerdote irá até a casa e examinará o mofo. Se houver manchas esverdeadas ou avermelhadas nas paredes, e, se parecer que entraram nas paredes, então o sacerdote sairá da casa e deixará fechada sete dias. No sétimo dia ele voltará e examinará a casa de novo. Se descobrir que as manchas se espalharam pelas paredes, mandará que tirem as pedras em que está o mofo e as joguem fora da cidade, num lugar impuro. Mandará raspar as paredes de dentro da casa, e o reboco raspado será levado para um lugar impuro fora da cidade. Depois colocarão pedras novas no lugar das que foram tiradas e rebocarão de novo a casa. Se, depois de fazer tudo isso, aparecer mofo na casa outra vez, o sacerdote a examinará. Se as manchas se tiverem espalhado pelas paredes, é mofo contagioso, e a casa está impura. Ela será derrubada, e as pedras, a madeira e o reboco serão levados para um lugar impuro fora da cidade. [...] Mas, se o sacerdote voltar, e examinar a casa depois de rebocada, e não encontrar mofo nas paredes, ele declarará que ela está pura, pois o mofo desapareceu completamente.... (Levítico 14:33-48-NTLH).
Eu comecei a meditar sobre este texto simples, aparentemente sem aplicação nos dias de hoje. Porém, faço uma analogia dessa casa com o meu coração.
Deus estava cumprindo uma promessa que eles entrariam na terra prometida, mas alertava para o perigo do mofo nas casas. Naquela época as casas não tinham janelas, eram feitas de pedra, então pode-se imaginar como era fácil o aparecimento de fungos. Deus então, estava prevenindo o seu povo, porque até então, eles moraram no deserto, em tendas.
Quando aceitei Jesus Cristo como meu único salvador não pensei que fosse passar por diversas situações de tristeza e até mesmo ter depressão, muitas vezes fui caluniada por pessoas muito próximas e isso causou muita tristeza e mágoa (essa parte é difícil admitir).
Ou seja, a mágoa e a tristeza se transformaram em bolor no meu coração. Parece que é fácil retirar uma coisa tão pequena, que quase não se vê. Mas, o que eu percebi é que é difícil. Assim como no texto, às vezes as paredes da casa tem que ser destruídas e construídas novamente, isso requer esforço e muito trabalho. Ninguém constrói uma parede em pouco tempo, também é necessário ter material e às vezes ajuda de outras pessoas. E quando se está sozinho nosso esforço tem que ser dobrado.
Porém, é interessante notar que no início do texto, Deus fala que é de responsabilidade do dono da casa ir falar com o sacerdote. Mais uma vez cabe ao dono da casa esse trabalho. Ou seja, retirar o mofo de nosso coração cabe a nós mesmos, podemos pedir ajuda de outras pessoas, conseguir recursos para isso, mas a primeira atitude tem que vir de nós.
Note, que o mofo é persistente e insiste em permanecer no ambiente. Mais uma vez fazendo a analogia, a mágoa e a tristeza insistem em permanecer em nosso coração e mesmo eliminadas, elas poderão voltar e o processo de limpeza precisará ser repetido.
Hoje, tenho procurado examinar meu coração de tempos em tempos, e qual não é minha surpresa quando acho um pontinho de mofo. Porém, tenho pedido para Deus me dar forças para retirar qualquer impureza que haja em meu coração.
Tenho certeza que Deus já está fazendo uma grande transformação, mas sei também que depende de mim zelar pelo meu coração. Sei que tenho um grande trabalho para reconstruir paredes destruídas, sei que o trabalho é árduo. Mas se quisermos um coração limpo precisamos retirar tudo aquilo que nos prejudica e pode nos levar a morte, assim como o mofo também.
Espero que você também faça essa análise e entregue ao Senhor Jesus todas as suas tristezas e mágoas. Pode ter certeza que ele dará forças para limpar a sua casa e recontruí-la, se necessário for.
Deus abençoe grandemente!!!!!!!
Alecsandra
2 comentários:
Que bênção essa analogia!
Estou impactada com essa palavra
Postar um comentário