quinta-feira, 14 de março de 2013

Só os loucos sabem

Esta não é uma postagem a respeito da música do Chorão "Só os loucos sabem", mas é um texto que eu escrevi em março de 2011 e agora quero compartilhar com vocês. Mesmo não sendo um texto sobre a música gostaria que você lesse até o final. Não lembro qual situação da minha vida eu estava vivendo, mas com certeza ele me fez lembrar de muitas coisas importantes na caminhada.

Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte dos que os homens. - 1 Coríntios 1:25
... Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. - 1 Coríntios 1:27-29
Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, como está escrito: Aquele que se gloria; glorie-se no Senhor. - 1 Coríntios 1:30-31

Muitas vezes não entendemos nossa vida, as situações que são colocadas diante de nós, principalmente quando essas ficam fora de controle. Geralmente nossa primeira reação é de nos descontrolarmos, ficarmos ansiosos, nervosos.
Às vezes trocamos "os pés pelas mãos" e quase nos esquecemos de que temos um Deus em quem podemos confiar. E que é na nossa fraqueza que Ele nos aperfeiçoa, nos ensina, nos molda. Ele permite que as situações difíceis ocorram para que nós venhamos a nos gloriar N'ele e não em nossas próprias forças.
A cada passo do caminho Ele nos ensina, nos adverte. Muitas vezes nós nos colocamos em "enrascadas", mas Deus com toda sua sabedoria e poder sabe a melhor hora de dar o livramento. Quando o livramento não ocorre há um motivo que não podemos entender momentaneamente, mas que com o passar do tempo revela-se o melhor para nós.
Aceitar que a "loucura de Deus" é mais sábia do que os homens, não é tarefa fácil principalmente quando parece que nada faz sentido. Mas, isso é fundamental porque segundo a sua palavra "Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus" (1 Cor. 1:27-29)
Isto quer dizer que se nós estivermos vivendo em situações onde nos sentimos fracos, humilhados, desprezados, podemos nos alegrar. Pois, é nessas situações que o nome de Jesus poderá ser glorificado. Como? Podemos começar a louvar a Deus, pois seremos honrados por meio do cumprimento das suas promessas. Ou seja, Deus promete que envergonhará os sábios e os fortes porque escolheu os humildes e desprezados.
"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou o coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam" - 1 Coríntios 2:9
Não sabemos o que nos aguarda, mas temos a certeza de que se amarmos a Deus e confiarmos em suas palavras Ele nos dará o melhor. Não digo apenas as bençãos materiais, mas toda a sorte de bençãos (paz, alegria, saúde, etc.) e principalmente a vida eterna, que é o que realmente devemos buscar com todas as nossas forças, porque as demais coisas nos serão acrescentadas.
Podemos ser chamados de loucos e/ou fracos. Podemos ser desprezados. Mas, podemos nos gloriar no Senhor porque ele é fiel e justo para cumprir tudo aquilo que Ele prometeu.
A loucura do mundo nos destrói, mas a loucura de estar caminhando com Jesus nos edifica.