quinta-feira, 1 de julho de 2010

A TAREFA DE ESPERAR NO SENHOR


Um dia estava muito aflita e chateada com algumas questões pessoais e profissionais. Após orar, veio à minha mente “Salmo 131”. Peguei a minha Bíblia e dei uma olhada no que dizia:

“Senhor o meu coração não se elevou, nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes assuntos, nem em coisas muito elevadas para mim. Decerto, fiz calar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada para com sua mãe, tal é minha alma para comigo. Espere Israel no SENHOR, desde agora a para sempre”. (Salmo 131:1-3 NVI)

Na parte superior da Bíblia havia uma anotação de oração que dizia: Orando Salmo 130:5-6 - “Ajuda-me a esperar pacientemente em ti Senhor, pelo teu tempo perfeito e pela resposta a minhas orações”. Então, li o que dizia esse salmo: “Aguardo o SENHOR; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã; sim, mais do que aqueles que esperam pela manhã. Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e nele há abundante redenção, e ele remirá a Israel de todas as suas iniqüidades”.

Bem, a mensagem foi clara quanto ao que eu deviria fazer com toda aquela preocupação e angústia, deveria depositar no SENHOR a minha esperança e crer que no devido tempo a situação iria ser transformada por Ele. Mas, falando assim parece fácil. A verdade que esperar no SENHOR nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando nos colocamos à frente de sua vontade para nós. Ou seja, na nossa cabeça aquilo que queremos e que estamos aflitos para conseguir é aquilo que achamos que é o melhor para nós. Mas, esquecemos que Deus tem um plano de benção para nossa vida e Ele o realizará do modo Dele e não do nosso. Então, esperar no SENHOR significa fazer a vontade de Deus e não a nossa, confiar nEle mesmo atravessando tempos difíceis. Assim como um pai corrige ao filho que ama Ele nos corrigirá e algumas vezes dirá “NÃO”, para nossas petições ou as realizará no tempo que for o melhor para nós.

Deus usa os períodos de espera para abençoar-nos:

1) Com o propósito de edificar nossa fé, porque o Novo Testamento ensina que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem” (Hb 11:1). Quando somos forçados a esperar, a nossa fé deve fortalecer-se.

2) Edificando nosso caráter enquanto aguardamos que o caráter de Cristo se forme em nós. “Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2 Co 3:18)

3) A fim de aprendermos a ser pacientes. Ele nos ama, portanto o tempo de espera nele deve ser benéfico para crescimento emocional e espiritual. Da próxima vez em que se sentir tentado(a) a inquietar-se durante um período de espera em Deus, use esse tempo para louvar ao Senhor pelos benefícios e pelas bênçãos que ele tem para você. Não esqueça também de agradecer-lhe, porque o tempo dele é perfeito. (extraído - Storm Omartian)

Não saber esperar o tempo de Deus traz conseqüências sérias em nossa vida. Um exemplo claro de alguém que estava ansioso para que as promessas de Deus se cumprissem em sua vida foi Abraão, na ânsia de ter um filho concordou com sua mulher e teve um filho chamado Ismael com sua escrava. Mais tarde, este filho deu origem às nações inimigas de Israel. Somente na velhice Abraão, recebeu o filho da promessa. “E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha falado. E concebeu Sara e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito”. (Genesis 21:1-2). Podemos perceber que Abraão teve que, esperar, esperar e esperar para receber sua benção.

É claro que, esperar no SENHOR não significa sentar no sofá e esperar que as coisas caiam do céu. No tempo que esperamos, precisamos continuar com as nossas tarefas na família, no trabalho, na igreja e com os amigos. Assim como Abraão, poderemos errar e acertar enquanto o tempo de Deus não chega. Mas, o mais importante é saber que ele chegará.

O engraçado é que depois de Abraão ter o filho na velhice ele não pensou duas vezes quando Deus pediu seu filho em sacrifício. Creio que isso só foi possível porque Abraão esperou no Senhor por longos anos e pode exercitar sua fé dia após dia enquanto a promessa não era cumprida. Penso que, isto jamais seria possível se Deus tivesse pedido uma coisa dessas na juventude de Abraão. Esperar pelo tempo de Deus nos faz amadurecer, sermos mais sábios e confiantes no SENHOR. Neste ponto, quando Deus pedir algum ato de fé sobrenatural nós não negaremos porque sabemos que Ele é fiel, uma vez que já tivemos muitas experiências de vida com Ele.

Por isso, se você vive uma situação de espera, não fique impaciente porque este período está servindo para o seu crescimento. Entregue suas aflições ao Senhor Jesus. “Descansa no SENHOR e espera nele” (Sl 37:7). O segredo é esperar nele.